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quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Temporada de cruzeiros está a todo vapor no Brasil

Os transatlânticos já estão em plena temporada nas costas do Brasil, e a atual vai se estender até maio de 2011.
Ao todo, 20 navios de passageiros aportam no litoral do país, trazidos por megaempresas como a Royal Caribbean, a Costa Cruzeiros, a Ibero, a MSC e a CVC.
Primeiro a chegar, o MSC Armonia, aportou em Santos (SP), vindo da Europa, no dia 8 de outubro.
Estão previstas 415 aportagens para a temporada 2010/2011 e são mais de 20 as localidades da costa brasileira que receberão os transatlânticos. Eles fazem roteiros variados, em geral de uma semana -- também há viagens de três, cinco ou nove noites.

Silvio Cioffi/Folhapress
O Mariner of the Seas, da Royal Caribbean, é um dos maiores navios mundo e chega ao Brasil em fevereiro
O Mariner of the Seas, da Royal Caribbean, é um dos maiores navios mundo e chega ao Brasil em fevereiro
Há ainda navios que visitam, além de destinos no Brasil, o balneário de Punta del Este; Montevidéu, a capital uruguaia; e a capital argentina, Buenos Aires.
Crescimento
A Abremar, associação de empresas de cruzeiros no país, estima que 885 mil passageiros brasileiros vão viajar nesta temporada -- e diz
que a cidade do Rio deve ser a mais visitada, recebendo 507 mil cruzeiristas.
O número mostra aumento de 23% em relação à temporada anterior mostrando que o brasileiro está cada vez mais interessados nessa modalidade de viagem turística.
Entre os cruzeiristas, o índice de repetição é crescente. Há quem tenha feito um cruzeiro num transatlântico mais simples e agora quer experimentar um mais luxuoso; já outros gostam de repetir o navio e escolher portos que ainda não visitaram: cada viagem é única, tem sabor especial em função do roteiro, das pessoas e da época.
Quem nunca viajou num transatlântico deve ter em mente que embarcar num cruzeiro marítimo é como fazer, sem pressa, várias viagens numa só. O avião exige
antecedência de horas no check-in; o navio tem lá sua burocracia de embarque, mas, uma vez instalado na cabine, o passageiro relaxa e se despreocupa.
Imerso na variada e intensa programação do navio e vendo cidades desfilarem pela proa, o passageiro encontra tempo para passear, tomar sol, ler e, sobretudo, para sucumbir aos incessantes prazeres da boa mesa.
E é aí que mora o perigo: a oferta de refeições é tal que convém se organizar para fazer exercícios físicos, ir ao spa e à academia de bordo, nadar na piscina logo cedo, andar no piso superior da embarcação e em terra: vale tudo para queimar calorias.
Ao escolher a viagem, várias decisões são importantes. Começando pelo roteiro e pela escolha da embarcação -- maior ou menor, mais ou menos luxuosa --, e prosseguindo pelo tipo de cabine -- interna ou externa, com ou sem varanda.

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