P1

P2

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Patrimônios Culturais do Brasil


Patrimônios da Humanidade são lugares considerados de excepcional importância cultural ou natural e por isso transformados em patrimônio comum. Todos são escolhidos com exclusividade pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para Cultura, Ciência e Educação -, segundo critérios pré-determinados.


A lista atual, atualizada em 20 de junho de 2010, conta com 911 locais espalhados por 151 países. O Brasil conta com 18 cadastros, sendo 11 patrimônios culturais.

Motivo de grande orgulho para nós brasileiros, decidimos homenagear estes fabulosos lugares, contando um pouco de sua rica história.

Ouro Preto

Nos anos de1600 vários arraiais foram fundados no interior brasileiro, influenciados pela descoberta de ouro na região. Vários desses vilarejos se juntaram em 1711, formando assim a famosa Vila Rica.

Sua riqueza e importância eram tantas que poucos anos depois era escolhida como capital da nova capitania de Minas Gerais, título que manteve até 1897.

Poetas, escultores, escravos, religiosos e membros da nobreza desfilavam por suas charmosas ladeiras repleta de lindos casarões e ricas igrejas, espelhos da fortuna gerada com a mineração. As obras que adornavam toda a vila eram tão espetaculares que um novo estilo decorativo foi criado: o barroco mineiro.

No final do século XVIII reinava o descontentamento na cidade: ideias iluministas ecoavam pela cabeça dos jovens cultos que desejavam indústrias, universidades e, o mais importante, o fim do vulgo português, responsável pela cobrança absurda de impostos.

Descoberta antes de alcançar seus objetivos, a Inconfidência Mineira criou um dos maiores ícones de nosso país: Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. O único inconfidente condenado à morte, seus ideais falaram forte a nação e três décadas depois o Brasil se tornaria livre.

Mesmo com o esgotamento de boa parte das minas, Ouro Preto ainda possui empresas mineradoras, mas hoje sua principal fonte de recursos esta no turismo.

Um importante polo universitário, as mesmas ruas de antigamente hoje estão repletas de estudantes e viajantes em busca de sua história e das incríveis belezas naturais que a cercam.

Olinda

Fundada quatro anos antes de Recife, Olinda foi a capital da capitania de Pernambuco até a invasão dos holandeses em 1630, e novamente entre os anos de 1654 e 1837.

Muito rica, seus belos sobrados, igrejas e mosteiros rivalizavam com as grandes cidades portuguesas. Grande parte de seu patrimônio histórico chegou até nossos dias muito bem preservado apesar das constantes batalhas por sua posse.

Considerada uma das mais bem preservadas cidades coloniais brasileiras, Olinda é mundialmente famosa por seu colorido e animado Carnaval, movido pelos ritmos do frevo e do maracatu e pelos bonecos gigantes que contagiam os observadores.

Completando o cenário estão suas praias e canais de mangues que proporcionam passeios mais que agradáveis.

A cidade foi a segunda a entrar na lista dos Patrimônios da Humanidade de UNESCO, e a primeira Capital Brasileira da Cultura.

Ruínas de São Miguel das Missões

As Ruínas de São Miguel são o impressionante conjunto dos antigos edifícios da redução de São Miguel Arcanjo, construída na primeira metade do século XVIII pelos padres jesuítas.

O complexo o principal vestígio da época das Missões Jesuíticas do Guarani, destinadas a divulgar o cristianismo entre os indígenas da região. Tendo de escolher entre uma vida de escravidão e a nova religião, cujos membros eram adeptos de práticas, é fácil entender o crescimento da Companhia de Jesus em nossas terras.

Tal crescimento não foi visto com bons olhos pelos dirigentes do país que temiam um levante dos indígenas unidos pela ordem. O medo foi tamanho que os jesuítas acabaram expulsos do Brasil em 1760, tendo a maioria de suas construções distribuídas pela igreja ou, como no caso das Missões do Guarani, simplesmente abandonadas.

A região ainda sofreu com as disputas territoriais entre Portugal e Espanha, cujas batalhas resultaram na destruição de boa parte do complexo.

Todo o sítio, juntamente com as ruínas das vizinhas argentinas San Ignacio Míni, Santa Ana, Nossa Senhora de Loreto e Santa Maria Mayor, foram declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1983.

Pelourinho

Formado por mais de 800 casarões e várias igrejas e praças em estilo colonial barroco, o Pelourinho de Salvador é um dos centros históricos mais importantes do país.

Diretamente ligado ao nascimento da cidade em 1549, o local foi o escolhido por Tomé de Sousa, seu fundador e primeiro governador geral do Brasil, para abrigar a capital da nova colônia já que possuía uma posição privilegiada, no alto, bastante próxima ao porto e com uma barreira natural que a separava do mar e auxiliava na sua defesa.

Até os primeiros anos do século XX foi o lar dos ricos e prósperos do país, influenciando o cenário político e cultural brasileiro mesmo após perder o título de capital.

Foi a proclamação da República e a crise nas exportações de açúcar que deram início do declínio da cidade e de seus moradores. O golpe final foram às obras de modernização de Salvador, que levaram os poucos moradores e relegaram todo o centro histórico ao abandono e degradação.

Somente na década de 1980, quando passou a fazer parte da lista dos Patrimônios da Humanidade da UNESCO, que o Pelourinho voltou a receber a atenção devida. Vários de seus antigos sobrados foram transformados em charmosos restaurantes, lojas e centros culturais responsáveis por encher as ruas a animação típica da Bahia.

Santuário de Bom Jesus de Matosinhos

O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos é formado pela Basílica de Matosinhos, um adro onde estão expostas as estátuas de doze profetas, e seis capelas com cenas da Paixão de Cristo.

A obra nasceu de uma promessa: caso o português Feliciano Mendes, gravemente enfermo, se curasse, construiria um santuário inspirado no templo de Matosinhos de Braga, sua terra natal.

Graça alcançada tem início a obra deste que seria considerado o maior santuário de Minas Gerais.  Vários mestres artesãos e pintores contribuíram no projeto, criando um patrimônio único.

Os doze profetas, grandes símbolos do santuário, foram esculpidos em pedra sabão pelo mestre Antônio Francisco de Lisboa, o Aleijadinho. De tamanho maior que o natural, seus rostos retratam perfeitamente as mais variadas emoções.

Boa parte das estátuas de cedro em tamanho natural utilizadas na bela Via Crucis foram esculpidas por Aleijadinho e pintadas por Manuel da Costa Ataíde, o grande pintor mineiro do século XVIII.

Um dos maiores patrimônios culturais do Brasil, o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos entrou na seleta lista da UNESCO em 1985.

Brasília

A terceira capital brasileira, Brasília é o resultado de uma antiga lei que determinava a mudança do centro do poder para o interior do país.

Apesar de aprovada na constituição de 1891, foi somente após a eleição de Juscelino Kubitschek em 1956 que as obras da nova capital tiveram início.

Foi o urbanista Lúcio Costa que criou o famoso Plano Piloto, avançado projeto de planejamento urbano em que Brasília foi baseada. Avenidas, áreas residenciais, prédios administrativos, tudo foi pensado com uma incrível riqueza de detalhes única.

Boa parte dos edifícios públicos foi desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, completando o plano de Costa e criando uma cidade de design harmônico e inovador.

Oficialmente inaugurada em 21 de abril de 1960, mesmo dia e mês da morte de Tiradentes, grande mártir da Inconfidência Mineira. Mesmo após tantos anos, o audacioso Plano piloto de Brasília segue angariando admiradores, sendo declarado Patrimônio da Humanidade em 1987.

Parque Nacional da Serra da Capivara

Esses grande parque de quase 130 mil hectares foi criado em 1979 a fim de proteger um dos maiores sítios pré-históricos do continente Americano.

Um verdadeiro museu a céu aberto, espalhados entre as belíssimas formações rochosas estão mais de 700 sítios arqueológicos catalogados, alguns abertos a visitação.

O processo de erosão age na base dos paredões rochosos da região, formando no topo uma espécie de teto e criando um abrigo natural contra as intempéries. Esses abrigos eram amplamente utilizados pelos antigos moradores da região como moradia, acampamento ou local para sepultamento.

Pinturas rupestres com figuras representando as mais variadas cenas do cotidiano, esqueletos humanos e inúmeros objetos de uso diário foram encontrados nas áreas destes antigos abrigos, comprovando que a região da Serra da Capivara foi uma área altamente povoada durante a pré-história.

Um verdadeiro paraíso para os arqueólogos, os sítios do Parque da Capivara são um testemunho extraordinário sobre a vida e a cultura das mais antigas comunidades da América do Sul.

Centro histórico de São Luís

Apesar do desejo dos portugueses de colonizar a região, foram os franceses que acabaram fundando a cidade de São Luís. Quando a expedição comandada por Daniel de La Touche chegou à região em 1612 tinha duas metas: rezar uma missa e começar imediatamente a construir uma fortaleza que garantisse sua posição.

O forte foi batizado Saint Luís, uma homenagem ao regente francês Luís IX, nome que acabou pegando apesar da cidade ser conquistada pelas tropas lusitanas poucos anos depois.

Logo depois os açorianos chegaram e deram início as plantações de cana para a produção de açúcar e aguardente, a principal atividade econômica da região durante anos.

São Luís acabou sendo conquistada pelos holandeses, voltando ao domínio português três anos depois. O ataque serviu para a coroa perceber o isolamento geográfico e falta de estrutura da região, o que resultou na criação do Estado do Maranhão e Grão Pará. Agora parte do sistema comercial português, seus produtos foram voltados para a exportação, aumentando em muito a renda gerada.

Seu porto vivia em polvorosa: cana, cacau, tabaco e algodão saíam enquanto tecidos, móveis, livros e produtos alimentícios chegavam. Os filhos dos grandes senhores locais eram enviados ao exterior para estudar e voltavam cheios de ideias inovadoras. Já os escravos utilizados nas lavouras da região espalhavam sua cultura entre os moradores da periferia.

Assim cresceu São Luís. Portugueses, indígenas e africanos influenciaram a arquitetura e a cultura local, criaram um ambiente riquíssimo, famoso por suas lendas e os casarões adornados com azulejos de Portugal.

A abolição da escravatura e à recuperação da produção norte-americana após o fim da Guerra de Secessão trouxe um grande período de decadência. Somente após a década de 1960 que o Maranhão saiu do isolamento e voltou a possuir relevância no cenário nacional.

Seu centro histórico preserva grande parte de seus edifícios antigos que, associados às belas praias da região colocaram São Luís na lista de destinos de férias de milhares de brasileiros.

Centro histórico de Diamantina

Como Ouro Preto, Diamantina nasceu devido às promessas de enriquecimento certo. A única diferença é que dessa vez não era o ouro que brotava de suas minas, mas sim os belos diamantes.

Sua história também é bem parecida: o dinheiro que entrava aos montes resultou em belos casarões, igrejas adornadas com muito luxo e uma cultura riquíssima, resultado da junção dos costumes portugueses, africanos e indígenas.

Palco de diversas lendas e histórias fabulosas, Diamantina é a terra natal de Chica da Silva, a escrava que se fez rainha. Segundo a história Chica, uma escrava de beleza memorável, tornou-se a companheira João Fernandes de oliveira, o novo contratador de diamantes e dono de uma fortuna comparável à do rei de Portugal.

Os casos entre brancos e escravos eram bastante comuns, mas em regra mantidos na clandestinidade. O que diferenciou a romântica história foi o fato de Fernandes assumir abertamente Chica, inclusive registrando os filhos que nasceram. A antiga escrava circulava entre a aristocracia local, sendo aceita até nos cultos da igreja de São Francisco de Assis, pertencente a mais importante irmandade da cidade.

Hoje seu centro histórico, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é o ponto de encontro dos estudantes universitários da região, e palco de românticas serestas e vesperatas e de um animadíssimo carnaval de rua.

Centro histórico de Goiás

A pequena e charmosa cidade de Goiás foi fundada em 1727 por bandeirantes que procuravam novas minas de ouro pela região.

Cresceu rapidamente e logo era nominada capital da comarca. Bastante ativa socialmente, espelhava-se no Rio de Janeiro, a então capital do Império, e incentivava todo o tipo de atividade ligada às artes.

Com o esgotamento das minas da área por volta do final do século XVIII Goiás teve de reorientar suas atividades econômicas, voltando-se para a agropecuária.

O golpe final foi a transferência da capital para a recém-inaugurada Goiânia. Apesar de ruim para a economia local, foi essa decisão um dos fatores que possibilitaram a preservação de seu harmonioso centro histórico.

Passear por suas ruelas e becos desfrutando dos deliciosos quitutes da culinária local é um verdadeiro deleite para os sentidos. Não é a toa que em 2001 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

 Praça São Francisco

Localizada no centro histórico da cidade de São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do país e a primeira capital do Sergipe, a Praça São Francisco é um daqueles lugares que transpiram história.

Construída entre os séculos XVI e XVII, esta totalmente cercada por belas casas e igrejas, todas com grande influência da arquitetura espanhola, coisa bastante rara no Brasil colonial. Boa parte destes edifícios foi transformada em simpáticos restaurantes, bares e lojas onde, entre uma peça e outra de artesanato, são vendidos os saborosos doces típicos da região.

Um conjunto impressionante, a praça foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2010, sendo o 18º sítio brasileiro a receber tão importante título.

Em Alcântara, no Maranhão, belas ruínas levam a viagem no tempo

Sobraram somente algumas colunas e arcos do Palácio do Barão de MearimNuma pequena cidade do Maranhão ficam algumas das ruínas mais recentes do mundo, de um palácio que nunca existiu, num lugar onde faltou tempo para que a história fosse de grandes glórias. A cidade de Alcântara é a casa de belezas abandonadas, já teve grandes riquezas e poderia ter sediado festas imperiais, mas terminou em ruínas que hoje servem apenas para encher os olhos e as máquinas fotográficas de curiosos visitantes.

Enquanto ruínas famosas do mundo - como no Egito, Grécia ou Oriente Médio - são de um período anterior à Cristo, em Alcântara elas estão ao lado de casinhas ao estilo colonial, em ruas de pedra onde os moradores vendem doces caseiros aos turistas. Esse se tornou o principal charme da cidade, que fica parecendo uma Machu Picchu mais nova e ainda habitada.

O maior marco é o Palácio do Barão de Mearim, que começou a ser construído no século XVII para receber Dom Pedro II, mas que nunca chegou a ser concluído. Restam apenas algumas colunas e arcos de pedra.

Além dele, chama a atenção a Igreja Matriz de São Matias. Construída em 1648, ano de fundação da cidade, sobraram dela somente a fachada e uma das torres. Há também a Igreja Nossa Senhora do Carmo, da mesma época, mas que foi reformada e hoje abriga paineis de azulejo no altar.

Alcântara viveu seu auge no período colonial, quando era um centro agrícola e comercial, sede da aristocracia maranhense. Mas a glória não durou muito, uma vez que a abolição da escravidão e o crescimento de outras cidades trouxeram a decadência.

Hoje, Alcântara é bastante calma e isolada, uma viagem no tempo. Mesmo assim, não é difícil chegar até lá. Da capital São Luís é possível pegar um barco e o trajeto dura cerca de uma hora. O belo passeio pode ser feito em apenas um dia, com retorno para a capital no fim da tarde.

Salvador tem mix de praias, calor, história, religião e culinária

Vista do Mercado Modelo e da Baía de todos os Santos, principal cartão postal da cidadeO verão se aproxima com a promessa de que as ruas e as praias de Salvador, na Bahia, estarão cheias de turistas mais uma vez. A cidade espera receber entre 1,5 milhão e 2 milhões de turistas a partir de novembro, atraídos por seu calor, belezas naturais, atrações culturais, religiosas, gastronômicas e tudo mais que só a capital baiana tem.
Principal ponto turístico do centro histórico de Salvador, o Pelourinho passou por uma grande reforma. O passeio pelas ladeiras de pedra pode ser cansativo, mas ver os sobrados coloridos de estilo colonial e as igrejas compensa. Decorada internamente com quilos e mais quilos de ouro, a Igreja de São Francisco chama a atenção do turista. Há dezenas de outras capelas para serem visitadas no centro. Próximo ao Pelourinho, está o Centro Cultural Solar do Ferrão, que reúne coleções de artes sacra, africana e popular, e a Fundação Casa de Jorge Amado, onde é possível conhecer mais detalhes sobre a vida do autor de Tieta do Agreste e de mais 40 outros títulos.
Outro lugar que não pode faltar nas fotos da viagem é o Elevador Lacerda, estrutura de quatro ascensores que ligam a cidade alta à baixa. Na Salvador baixa, fica o Mercado Modelo, reconstruído em 1983 após passar por um incêndio. No litoral de mais de 50 quilômetros de praia, o turista encontrará o Farol da Barra. Construído de madeira em 1696 no Forte de Santo Antônio da Barra e alimentado com óleo de baleia, o farol indicava a entrada da Baía de Todos os Santos para os navegantes. Em 1863, ele foi reconstruído com ferro e abastecido por eletricidade. Outro forte famoso de Salvador é o de Santa Maria, erguido para evitar invasões ao Porto da Barra.
Pit stop
Entre um passeio e outro, a parada nos tabuleiros das baianas vestidas a caráter é obrigatória. O acarajé, bolinho feito com feijão-fradinho, cebola, sal e azeite de dendê, é servido em toda esquina. A pimenta acompanha, mas com moderação. Vatapá, caruru e outros pratos feitos com frutos do mar e mais pimenta estão entre as especialidades da culinária baiana.
E não dá para falar de Salvador sem mencionar festas da cidade, a começar pelo Carnaval. Conhecido mundialmente, o Carnaval da Bahia é comemorado na rua. Milhões de foliões seguem os trios elétricos pelas ruas de Salvador, cantando ao som de artistas consagrados, como Ivete Sangalo, Cláudia Leite e Chiclete com Banana. Salvador também é lembrada por suas manifestações religiosas - e de credos diferentes que convivem harmoniosamente. O ano começa com a procissão de Nosso Senhor dos Navegantes, no dia 1º de janeiro. Na segunda quinta-feira depois do Dia de Reis, cerca de 200 baianas lavam a escadaria da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim com vassouras e água de cheiro lembrando rituais africanos.
No domingo seguinte, a igreja recebe uma festa católica. Os simpatizantes do candomblé colocam suas oferendas para Iemanjá no Rio Vermelho nos primeiros dias de fevereiro, em uma festa que acontece há mais de 80 anos. Talvez seja essa diversidade tão harmoniosa que faça de Salvador um dos destinos mais procurados do Brasil.

Litoral Verde oferece promoções para o Carnaval

A Litoral Verde Operadora já oferece pacotes especiais para o Carnaval de 2011. “As promoções, envolvendo 40 destinos, incluem seis das mais belas praias de Nordeste, para quem deseja a placidez das pescarias ou a adrenalina dos esportes radicais”, resume Gilberto Hingel, diretor de Negócios da Litoral Verde.

De acordo com a Litoral Verde, desde 1990, registra-se enorme crescimento da demanda por resorts no Brasil, com índices que variaram entre 7% e 10% ao ano. Em 2009, o faturamento desses estabelecimentos alcançou o montante recorde de R$ 1,1 bilhão. Sozinhos, os vinculados à Associação Brasileira de Resorts - Resorts Brasil - comercializaram mais de dois milhões de diárias, com taxa média de ocupação de 52%, segundo a própria entidade.

Hingel acredita que, durante o Carnaval, os resorts certificados no Brasil devem registrar alto índice de ocupação mais uma vez, apesar de alguns empreendimentos, nas proximidades dos grandes centros urbanos ainda apresentarem baixa ocupação considerando o período.

“A experiência nos mostra que a maior demanda sempre aumenta perto do carnaval”, confia.

Com 40% a mais de vendas nos bloqueios de aéreo para resorts no Nordeste, comparado com igual período do ano passado, a Litoral Verde decide lançar promoções especiais. “Assim, compensamos o desequilíbrio cambial e estimulamos a comemoração da data com o que há de melhor no País, sem ficar devendo nada à concorrência internacional”, diz Hingel.

Destinos promovidos

Conheça alguns pacotes no Nordeste, que estão incluídos na Promoção de Carnaval da Litoral Verde:

Vila Galé Marés Hotel (BA): 7 noites e 8 dias a partir de 10x de R$ 326,65 por pessoa – total de R$ 3.266,50.

Summerville Beach Resort (PE): 5 noites e 6 dias a partir de 10x de R$ 337,00 por pessoa – total de R$ 3.370,00.

Iberostar Bahia Hotel (BA): 7 noite e 8 dias a partir de 10x de R$ 349,50 por pessoa – total de R$ 3.495,00

Vila Galé Eco Resort Cabo (PE): 5 noites e 6 dias a partir de 10x de R$ R$ 324,30 por pessoa – total de R$ 3.243,00

Beach Park Suites Resorts (CE): 5 noite e 6 dias a partir de 10x de R$ 354,90 por pessoa – total de R$ 3.549,00

Os pacotes incluem passagens aéreas e transfers.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

As praias mais sossegadas do Brasil

Praia e verão nem sempre significam agito e badalação. Há quem espere o ano todo pela estação mais quente do ano, mas não abre mão do sossego 
 
Brasil tem opções para quem praia, sol e tranquilidade
Quer aproveitar o verão, mas não tem a menor paciência de encarar praias lotadas? A melhor solução é se afastar um pouco das grandes cidades litorâneas e partir em busca de verdadeiros paraísos.
Sim, praias quase desertas ou simplesmente mais tranquilas ainda existem pelo Brasil. O acesso a elas é mais complicado, exatamente uma das razões que explica a falta de agito. Mas, na maioria dos casos, a beleza da paisagem compensa qualquer esforço.
Selecionamos algumas praias brasileiras que ainda podem dar ao visitante a sensação de que ele está sozinho - ou quase - em um pedaço do paraíso.


GALINHOS Onde: Rio Grande do Norte

Carla Salgueiro/Flickr
Só se chega a Galinhos de buggy, carros 4x4 ou de barco
Localizada a 170 quilômetros de Natal, Galinhos é uma vila simples de pescadores que integra o Polo Turístico Costa Branca. A pouca quantidade de turistas é justificada pelo difícil acesso. Para se ter uma ideia, só se chega a Galinhos de barco, buggy ou carros 4x4. E o caminho é pelas dunas, apenas quando a maré está baixa.
Na vila, não trafegam carros e charretes puxadas por jegues são usadas como táxi. Entre os passeios mais procurados estão os de jangada, com direito a banho de mar perto das dunas.
Pacote
O que inclui: transfer aeroporto de Natal/hotel/aeroporto; uma noite de hospedagem com café da manhã, em Natal; transfer de Natal a Galinhos; transporte até a pousada em “táxi” jegue; quatro noites de hospedagem em Galinhos, com café da manhã; passeio de barco em Galinhos, às dunas e salinas; passeio de buggy até São Miguel do Gostoso; transfer de retorno para Natal; mochila e seguro viagem.
Preço: a partir de R$ 1.521 por pessoa, em apartamento duplo.
Saída: preço só não vale para Natal, réveillon, carnaval e demais feriados.
Quem leva: Terra Mundi Viagens


PRAIA DO LEÃO
Onde: Fernando de Noronha


Alberto Perdomo/Flickr
Praia do Leão, um dos redutos mais lindos de Fernando de Noronha
Apesar de ser um destino que atrai muitos turistas, Fernando de Noronha, a 545 quilômetros de Recife, ainda é para poucos. Os pacotes são caros e o visitante ainda deve pagar uma taxa de preservação ambiental diária. A recompensa é que muitas praias ainda são praticamente desertas.
A Baía do Sancho – considerada por muitos como a praia mais bonita do Brasil –, a Baía dos Porcos e a Praia do Leão são alguns dos mais lindos redutos de Fernando de Noronha. Para quem quiser sossego total, a dica é a Praia do Americano, completamente deserta. Bem pequena, ela tem ondas fracas e areia fofa.
Pacote
O que inclui: passagens aéreas via Natal; traslado aeroporto/hotel/aeroporto; sete noites de hospedagem, com café da manhã (quatro em Natal e três em Fernando de Noronha); passeios em Natal e passeio ao litoral sul com parada na Praia de Pirangi; palestra de introdução à ilha e caminhada histórica em Fernando de Noronha.
Preço: a partir de R$ 2.358 por pessoa, em apartamento duplo.
Saída: a partir de 12 de março de 2011.
Quem leva: CVC


PRAIAS DA FIGUEIRA, DA PONTA AGUDA, MANSA E DA LAGOA
Onde: litoral norte de São Paulo

Em apenas um dia, é possível deixar a agitação de São Paulo e mergulhar na tranqüilidade e nas belezas únicas do litoral norte do estado. Uma trilha especial entre Caraguatatuba e Ubatuba tem como grandes atrações quatro praias praticamente desertas: da Figueira, da Ponta Aguda, Mansa e da Lagoa.
O roteiro passa longe de movimento e de praias lotadas, pois o percurso se dá em paisagens de difícil acesso. A trilha tem cerca de sete quilômetros por praias e mais cinco quilômetros por estrada cercada de mata, na volta do passeio. A única ressalva: é necessário contratar uma empresa especializada para se aventurar por lá.
Pacote
O que inclui: transporte em veículo fretado; lanche de trilha; guias especializados; seguro viagem.
Preço: a partir de três vezes de R$ 59 por pessoa (para saída no dia 26 de março de 2011) ou a partir de três vezes de R$ 66 por pessoa (para saída no dia 5 de fevereiro de 2011).
Saída: 5 de fevereiro ou 26 de março de 2011.
Quem leva: Pisa Trekking


BARRA DOS REMÉDIOS
Onde: Ceará

Barra dos Remédios fica na cidade de Camocim, a 379 quilômetros de Fortaleza e a 16 quilômetros do centro. A praia não tem estrutura, como barracas ou chuveiro. Tem, sim, muita areia. Para todos os lados. É lá que se localiza uma das mais altas dunas do Ceará. O acesso à praia é somente por buggy ou carros 4x4, com o acompanhamento de guias locais.
É entre as dunas que fica o caminho até uma bela lagoa, formada pela foz do Rio dos Remédios. A paisagem é diferente das demais praias do litoral cearense por causa dos mangues. Entre as atrações do passeio estão os Lagos do Boqueirão, da Torta e Seco.
Pacote
O que inclui: duas noites de hospedagem com café da manhã; passeio de buggy para Praia do Maceió, Praia do Xavier e Barra dos Remédios.
Preço: R$ 349 por apartamento (ocupação dupla). Duas crianças de até 12 anos ficam de graça no apartamento com dois adultos.
Saída: pacote só não vale para feriados.
Onde: Hotel Ilha do Amor


RIACHO DOCE Onde: Espírito Santo

Weverson Rocio/SETUR-ES
Em Conceição da Barra fica a bela Riacho Doce, paraíso para poucos
Riacho Doce fica no Parque Estadual de Itaúnas, no município de Conceição da Barra (ES), já na divisa com a Bahia. Um pequeno córrego de água doce que desemboca no mar dá o nome a esta praia quase deserta. O acesso é bem difícil: dez quilômetros a pé e 17 quilômetros de carro, em uma estrada de terra.
A recompensa é conhecer esse paraíso na Terra, já eleita uma das praias desertas mais bonitas do Brasil. Deserta, mas nem tanto. Até bar tem por lá. Mas a dificuldade de acesso faz Riacho Doce ser para poucos. Quem chega lá se diverte nas dunas, que atingem mais de 30 metros de altura e, entre as décadas de 50 e 70, soterraram a antiga vila de Itaúnas.


Pacote
O que inclui: hospedagem, com café da manhã.
Preço: a partir de R$ 109 (apartamento duplo, com ar condicionado).
Saída: valores válidos de 15 de dezembro de 2010 a 31 de março de 2011.
Onde: Pousada Mirante

Guia de parques aquáticos no Brasil

Se você não gosta da combinação sol, mar e areia, aproveite a estação mais quente do ano para se refrescar em parques aquáticos Brasil afora
 
 
Beach Park, no Ceará: um dos parques aquáticos mais famosos do Brasil
Verão é sinônimo de praias lotadas. Mas quem aprecia muito a combinação sol, mar e areia, tem outra opção igualmente refrescante: os parques aquáticos. Eles conquistaram até o Nordeste, região famosa pelas praias paradisíacas e que atraem milhares de turistas na estação mais quente do ano.

Em vários cantos do país, há opções de parques cada dia mais equipados e prontos para divertir toda a família com água, muita água. Listamos os mais conhecidos, os maiores, os mais badalados, com suas programações de verão e seus maiores atrativos. Escolha o seu e bons mergulhos!

BEACH PARKOnde: Fortaleza (CE)

Divulgação
O Beach Park atrai anualmente cerca de 800 mil turistas
O Ceará é famoso pelas belas praias. Mas muitos turistas acabam se rendendo ao famoso Beach Park. E isso não é difícil, afinal, são mais de 180 mil metros quadrados de diversão. A 15 minutos de Fortaleza, o complexo atrai anualmente cerca de 800 mil visitantes.
A estrutura do Beach Park é dividida em quatro áreas: o Aqua Park, o maior parque aquático da América Latina; o Beach Park Suites Resort, hotel com 182 apartamentos à beira-mar, ao lado do parque aquático; o Beach Park Acqua Resort, com 123 apartamentos; e o Beach Park Praia, localizado entre os dois resorts e com estrutura para receber os visitantes à beira-mar, mantendo o clima da praia.
As atrações mais famosas estão, claro, no Aqua Park. Entre elas, o Maremoto, a maior piscina de ondas da América Latina; o Insano, o mais alto toboágua do mundo, com uma queda de 41 metros de altura, equivalente a um prédio de 14 andares; o Ramubrinká, uma torre de 24 metros com sete toboáguas que deságuam em uma piscina com 500 mil litros de água; além da Arca de Noé, área exclusiva para crianças menores.
Horário de funcionamento: aberto das 11 às 17h. Os dias de funcionamento estão disponíveis em um calendário no site oficial.
Preço: R$ 110,00 (adulto) e R$ 100,00 (criança de até 12 anos, com comprovação de idade). Crianças de até 1 metro acompanhadas de um adulto pagante têm acesso gratuito.
Mais informações: (85) 4012-3000.

RIO QUENTE RESORTS Onde: Rio Quente (GO)
Eduardo Vessoni
O Rio Quente é o maior complexo de águas quentes do mundo
O que antes era apenas uma pousada, já famosa por suas águas termais, se transformou no maior complexo de águas quentes do mundo, com o maior parque aquático do Brasil. Cerca de um milhão de pessoas – mais da metade, famílias inteiras - visitam por ano o balneário de Goiás. Construído sobre uma estância termal, oferece programações variadas em todas as estações, para todos os gostos e idades.
O complexo gigantesco é formado por seis hotéis com 893 apartamentos, capazes de acomodar até quatro mil pessoas. São 490 mil metros quadrados de lazer, com dois parques aquáticos. Restaurantes, bares dentro da água (alguns com atendimento 24 horas), sorveteria, pizzaria, lanchonetes, discoteca e quiosques. Além disto, o local abriga um centro de convenções.
O Hot Park é o único parque do mundo com água quente natural não-sulfurosa. São 22 mil metros quadrados que abrigam, diariamente, tanto hóspedes do resort, como “day’s users” (os visitantes de “um dia só”). Além da calmaria do Lazy River, adorado por todas as idades, há destaques como o Giant Slide, escorregador com 22,2 metros de altura e boias que levam as pessoas até a piscina. A “menina dos olhos” é a Praia do Cerrado, a maior do mundo com águas quentes naturais. São três mil metros cúbicos de areia fina e branca, equivalente a 300 caminhões, e águas sem nenhum produto químico.
Horário de funcionamento: por se tratar de um resort, algumas atrações funcionam 24 horas para os hóspedes.
Preço: R$ 87 (bilheteria) ou R$ 79 (antecipado) para adultos; R$ 44 (a partir de 60 anos); R$ 64 (bilheteria) ou R$ 58 (antecipado) para crianças de 5 a 11 anos.
Mais informações: (64) 3512-9999.

WET´N WILDOnde: Itupeva (SP)

Divulgação
O Wet´n Wild tem capacidade para receber 12 mil pessoas por dia
Inaugurado em 1988, o Wet´n Wild fica na Rodovia dos Bandeirantes, a apenas 30 minutos da capital paulista e a 15 minutos de Campinas. O parque ocupa uma área de 160 mil metros quadrados e capacidade para receber 12 mil pessoas por dia, o que faz dele um dos maiores parques aquáticos do Brasil.
O Wet´n Wild tem 22 atrações para todas as idades, sete milhões de litros de água, além de uma imensa área com lago natural e mata nativa. Entre as novidades do parque estão o Mega Water Play, com 610 metros quadrados, 17 plataformas, vários tobogãs, duchas, balanços, quedas d´água e um balde de dois mil litros de água. O sun deck é um espaço agradável, no qual pessoas de todas as idades curtem o sol com vista para o lago. Já o Water Bomb reúne três toboáguas fechados, que saem de uma torre de sete metros de altura.
Os que quiserem relaxar podem curtir o dia no Lazy River, um rio de 320 metros, que leva pessoas em boias para um passeio com a leve correnteza de suas águas. O parque também possui piscina com ondas de até 1,20m, além de espaços exclusivos para crianças pequenas.
Horário de funcionamento: o horário varia de 10 às 17h, 10 às 18h, e 10 às 18h30. No site é possível consultar o calendário.
Preço: R$ 69 (de outubro a novembro); R$ 72 (dezembro, de segunda a sexta); R$ 86 (dezembro, aos sábados e domingos).
Mais informações: (11) 4496-8000.

RIO WATER PLANETOnde: Rio de Janeiro (RJ)

Divulgação
Rio Water Planet ocupa 455 mil metros quadrados em Vargem Grande
Destino certo para quem ficou em casa no feriado ou quer se divertir no fim de semana sem fazer as malas. Desde fevereiro de 2007, o Rio Water Planet é uma opção de lazer para a criançada carioca. O parque ocupa uma área de 455 mil metros quadrados, em Vargem Grande, contando com centro gastronômico, lojas de conveniências e 42 atrações na água, que vão de brinquedos infantis até esportes radicais.
Entre as estrelas do Rio Water Planet estão o Rio Lento, com mais de 700 metros de extensão; inúmeros toboáguas; o Rio Bravo, com 275 metros de extensão e 33 metros de altura; montanha russa; corredeiras; piscinas com 3.200 metros quadrados e 18 tipos diferentes de ondas, além de um complexo infantil destinado a crianças de 2 a 6 anos, com inúmeras atrações aquáticas.
Há, ainda, uma área exclusiva para associados – que podem transitar livremente por todo o complexo – com jardim botânico, mais de 80 churrasqueiras totalmente equipadas e independentes, uma piscina com dois mil metros quadrados integrada ao conjunto de saunas e bar “molhado”, cavalgadas e outras atrações.
Horário de funcionamento: sábados e domingos, das 10 às 17h.
Preço: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia entrada para estudantes).
Mais informações: (21) 2428-9000.

VENEZA WATER PARK
Onde: Paulista (PE)


Divulgação
O Veneza Water Park fica na Praia de Maria Farinha, em Pernambuco
A 30 quilômetros do centro de Recife, o Veneza Water Park fica na cidade de Paulista, entre o rio e o mar, na Praia de Maria Farinha, um belíssimo cenário natural. São 90 mil metros quadrados de área e mais de dez milhões de litros de águas para se refrescar em pleno calorão do verão nordestino.
A área gastronômica também é muito badalada, com bares e restaurantes. Um deles, o Galeão, é uma atração à parte, pois fica dentro de uma réplica de uma nau holandesa do século 17.
Horário de funcionamento: sempre das 10 às 17h, mas os dias da semana variam conforme o mês – dezembro/2010 aos sábados e domingos; janeiro/2011 de quinta a domingo; fevereiro/2011 aos sábados e domingos; e março/2011 aos sábados, domingos, na segunda e na terça de carnaval, até o dia 13.
Preço: R$ 68 (adultos ou crianças com mais de 1,40m de altura); R$ 34 (crianças com menos de 1,40m de altura, adultos com carteira de estudante, pessoas acima de 60 anos e professor com carteira do MEC ou contracheque mais RG); e R$ 39 para qualquer pessoa, a partir das 14h.
Mais informações: (81) 3436-6363.

ECO PARQUE ARRAIAL D´AJUDAOnde: Arraial d´Ajuda (BA)

Divulgação
O Arraial d´Ajuda Eco Parque tem brinquedos importados do Canadá
Aberto em janeiro de 1997, o Eco Parque Arraial d’Ajuda tem atrações para todas as idades e é uma ótima opção para o lazer em família. As belas paisagens de Arraial d´Ajuda formam o pano de fundo do parque.
Os brinquedos são importados da empresa canadense Proslyde, considerada a maior fornecedora mundial de equipamentos destinados a parque aquático e responsável pela fabricação dos brinquedos da Disney. Entre os destaques estão os imensos toboáguas, nos quais as crianças podem descer usando boias coloridas. Os adultos têm aulas de hidroginástica e muitas outras atividades recreativas.
O parque tem guloseimas para todos os gostos: sorvete, yakisoba, lanches naturais, crepes, churrasco, cachorro quente, coco, pipoca, milho, acarajé, tapioca. Quem preferir uma refeição mais completa, o Eco Parque dispõe de restaurante por quilo, além de pastelaria e lanchonete.
Horário de funcionamento: das 10 às 17h, mas os dias variam e o ideal é checar no calendário de funcionamento existente no site.
Preço: R$ 60 (adulto); R$ 30 (adultos acima de 60 anos com RG e crianças entre um metro e 1,30m); entrada gratuita para crianças com menos até um metro.
Mais informações: (73) 3575-8600.

PARQUE AQUÁTICO CASCANEIA
Onde: Gaspar (SC)


Divulgação
O Parque Aquático Cascaneia é uma opção de lazer em Gaspar (SC)
Também com opção de hospedagem, o Parque Aquático Cascaneia tem atrações radicais para adultos e muitas brincadeiras na água para as crianças. Os toboáguas adultos podem levar os visitantes a uma velocidade de até 70 quilômetros por hora. Enquanto isso, os infantis oferecem seis pistas, quatro delas no complexo temático da Piscina Pirata. Lá, a garotada pode se divertir com o Barco do Pirata, a Caveira, a Caverna do Pirata, os toboáguas e o Capitão Splash. Já os adultos contam com três piscinas especiais para eles.
No Cascaneia, a diversão também extrapola a área das piscinas. Por lá tem campo de futebol, salão de jogos e o famoso Balanço Gigante, que vai deixar muito adulto com friozinho na barriga. O parque conta, ainda, com restaurante, lanchonete e uma lojinha, na qual o visitante encontra chapéus, boias, protetor solar, roupa de banho, entre outros artigos.
Horário de funcionamento: das 10 às 19h, às segundas; e das 9 às 19h, de terça a domingo.
Preço: R$ 23 por pessoa (adultos, durante a semana); R$ 28 por pessoa (adultos, finais de semana): R$ 13 (crianças de 4 a 8 anos, todos os dias); crianças de até três anos não pagam.
Mais informações: (47) 3397-8500.

TROPICAL WATERPARKOnde: Maringá (PR)

Divulgação
Parque tem piscina de ondas com dois milhões de litros de água
Localizado no eixo do Trópico de Capricórnio, o Tropical Waterpark é parada obrigatória para quem se dirige aos estados do norte do Paraná. O parque possui 52 mil metros quadrados e sua principal “estrela” é a piscina de ondas com dois milhões de litros de água.
O Rio Lento, geralmente atração de parques aquáticos, tem 383 metros de extensão. Além dele, o Tropical Waterpark tem, ainda, três piscinas formando o conjunto tropical, duas piscinas para a prática de biribol e uma piscina coberta. Quem busca adrenalina deve se esbaldar nos cinco toboáguas com mais de mil metros de pista. Há também dois “kamikazes” com queda livre, reservados aos mais corajosos.
Mas há lazer de sobra também para as crianças menores e para os adultos que quiserem calmaria. Uma área com três playgrounds aquáticos é a pedida, com escorregadores em forma de animais, como baleia, pelicano, polvo e sapo. Outro point é a Ilha da Fantasia, dentro do rio de correnteza, assim como a piscina com hidromassagem terapêutica. Há, ainda, uma área ecológica com redes armadas pelo bosque.
Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 9 às 19h.
Preço: R$ 20 (adultos) e R$ 15 (crianças de seis a 10 anos). Crianças com menos de seis anos não pagam.
Mais informações: (44) 3226-0298 / (44) 3226-3021.

THERMAS DOS LARANJAIS Onde: Olímpia (SP)

Divulgação
Thermas dos Laranjais: opção de parque no norte do estado de SP
Um dos maiores complexos de águas quentes naturais do Brasil, o Thermas dos Laranjais fica no norte do estado de São Paulo, a 420 quilômetros da capital. Entre suas atrações, destaque para as piscinas de ondas, cercadas por areia branca e coqueiros.
Mas não é só isso. O Rio Lento, com corredeira de 360 metros de extensão, toboáguas gigantes com pista de 80 metros, hidrobalanço, tirolesa, guerra de canhões d’água, playground infantil, poços, ofuros e cascatas de águas quentes naturais fazem a alegria de adultos e crianças durante todo o verão.
O parque oferece também opções de lazer fora da água, como pista de caminhada, bosques, quadras poliesportivas, salão de jogos, loja de conveniência, restaurantes, bares e lanchonetes.
Horário de funcionamento: segunda-feira, das 9 às 20h; e de terça a domingo, das 8 às 20h. A piscina de ondas funciona das 9 às 18h com salva-vidas de plantão (fora deste horário, o parque não oferece o serviço de salva-vidas). Os toboáguas, o hidrobalanço e o escorregador flutuante funcionam das 9 às 12h, e das 13 às 18h.
Preço: R$ 40 (de segunda a sexta), R$ 50 (sábados e domingos) e R$ 60 (em feriados prolongados) para adultos; R$ 20 (de segunda a sexta), R$ 25 (sábados e domingos) e R$ 30 (em feriados prolongados) para crianças de 7 a 12 anos, estudantes e pessoas da terceira idade; crianças de até 6 anos não pagam.
Mais informações: (11) 3151-6048 / (11) 3255-2270 / (11) 3231-5098.

RAINBOW FALLS
Onde: Ouro Fino Paulista - Ribeirão Pires (SP)


Divulgação
Rainbow Falls fica a 35 minutos da capital paulista
Localizado na região do ABC paulista, o Rainbow Falls é um complexo de lazer ao ar livre instalado em um belo sítio em plena Mata Atlântica. Apesar de estar a apenas 35 minutos do centro da maior cidade do país, a tranquilidade e a diversão tomam conta do lugar.
A estrutura de lazer oferece paintball, parque aquático com toboáguas, piscinas, campo de futebol, quadra poliesportiva, salão de jogos, playground, trilhas ecológicas, entre outras atividades. Tudo é feito com o acompanhamento de monitores especializados em recreação de crianças e adultos.
Antes de visitar o Rainbow Falls, o ideal é ligar para checar se a data em que planeja fazer seu passeio está aberta à visitação. Algumas datas são reservadas para eventos fechados ou somente para sócios.
Horário de funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h.
Preço: R$ 25. Crianças de até quatro anos, acompanhadas de adultos, não pagam.
Mais informações: (11) 4827-0275.

Corra para aproveitar o carnaval 2011

Salvador, Rio de Janeiro, Recife, Olinda e Minas Gerais... Ainda há vagas para os Carnavais mais concorridos do Brasil
Basta passar a Quarta-feira de Cinzas para muitos brasileiros começarem a planejar o carnaval do ano seguinte. Afinal, folia assim, só uma vez por ano.
Para alguns, festa boa é seguir atrás do trio elétrico em Salvador. Para outros, imperdível é desfilar na Marquês de Sapucaí pela escola do coração. São milhares que dançam ao som do frevo em Pernambuco e há quem prefira a folia nas repúblicas estudantis de Minas Gerais.
O carnaval tem características diferentes conforme a cidade escolhida, mas em comum, a diversão é garantida o dia inteiro. Se você planeja passar o carnaval em alguns dos destinos mais concorridos do Brasil, é bom correr. Para ajudá-lo, selecionamos pacotes e hotéis com vagas para o feriado.
Neste ano, o período do carnaval vai do dia 5 (sábado) a 8 de março (terça-feira).


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

EVOLUÇÃO DO TURISMO NO BRASIL

Turismo Médico em São Paulo atrai quase um milhão de pessoas

Se a capital paulista respira negócios e transpira conhecimento, é o turismo na área médica que garante boa parte dessa energia. Dos 1.740 eventos cadastrados na agenda do SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau) em 2010, 465 (26,72 %) estão ligados ao tema.

Hospitais de primeira linha, conceituados laboratórios e especialistas com know-how internacional atraem por ano 900 mil pessoas a São Paulo, sendo 50 mil estrangeiros. Cerca de 180 mil visitantes hospedaram-se em hotéis, muitos vindos de países europeus e sulamericanos, dos Estados Unidos e até de Angola.

Profissionais em busca de especialização, estudantes em residência médica e pacientes em tratamento permanecem em torno de 3,3 dias na metrópole. "Temos hoje mais instituições certificadas do que líderes internacionais do setor. Além de movimentar o turismo e os serviços, o segmento permite à metrópole ostentar o título de referência mundial", analisa o diretor superintendente da entidade Toni Sando.

Graças a essa representatividade da medicina, o SPCVB já tem seis renomados hospitais entre seus associados - Albert Einstein, HCor, Oswaldo Cruz, Samaritano, Santa Paula e Sírio-Libanês. "Essas parcerias podem profissionalizar ainda mais o turismo na área médica, criando novas ações e atrativos para fidelizar os visitantes.

Beatificação de Irmã Dulce atrai turistas a Salvador

No mês de outubro, tivemos o anúncio de que Irmã Dulce é a mais nova beata 100% brasileira, grau anterior a de Santo. A novidade repercutiu e o Estado da Bahia passou a fazer parte do roteiro de Turismo Religioso do Vaticano. Além das praias, acarajés, música e receptividade baiana, a religião será um ponto que impulsionará o segmento no Estado.

Com a beatificação, o historiador e assessor de Memória e Cultura das Obras Sociais Irmã Dulce, Osvaldo Gouveia, acredita que visitantes de várias partes do mundo irão a Salvador para conhecer a obra social e religiosa da beata, duplicando o número de visitantes no período. "Desde que o processo foi iniciado pelo Vaticano, em 2001, o fluxo de turistas que nos visitam cresceu 12%. A partir de agora, a tendência é que esse número cresça cada vez mais", afirma Gouveia. O Memorial recebe cerca de 35 mil visitantes por ano, sendo 25% destes, provenientes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, e Ceará.

Em 2009, o local passou a fazer parte do roteiro turístico de Salvador. A inclusão do Memorial no itinerário dos ônibus turísticos da cidade atende a estratégia de divulgação da Secretaria do Turismo de promover e aumentar o fluxo de turistas no local, através do turismo religioso. O roteiro inclui o Museu de Arte Sacra, a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, a Igreja do Bonfim e o Forte de Monte Serrat.

De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em 2007, 3,6% dos entrevistados viajaram pelo Brasil para fazer turismo religioso, o que corresponde a mais de oito milhões de viagens.

Se interessar, podemos agendar uma entrevista com Maria Rita, sobrinha de Irmã Dulce e superintendente há 18 anos das Osid (Obras Sociais Irmã Dulce), maior instituição filantrópica do Brasil, fundada em 1959, pela própria Irmã Dulce. Ela poderá relatar sobre como a instituição se prepara para receber os turistas, apontar os locais ideais para visitação e falar um pouco mais da Osid, considerada a maior instituição filantrópica do Brasil.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Descubra as paisagens naturais e os cânions de Cambará do Sul

A pequena cidade de Cambará do Sul atrai por suas belezas naturaisImpressionante. Este é o adjetivo que melhor descreve Cambará do Sul, nas Serras Gaúchas, Rio Grande do Sul - a cidade de pouco mais de seis mil habitantes, mais da metade deles em área rural, e que entrou para o roteiro de viagens nacionais e internacionais há menos de 10 anos. Antes disso, Cambará e os fantásticos cânions que dominam a paisagem eram privilégio da população local e de turistas aventureiros que chegavam de outras cidades do Rio Grande do Sul ou do estado vizinho de Santa Catarina.

A região é impressionante em qualquer época do ano. Hoje, integra os chamados "roteiros da neve" e o inverno é a alta temporada nos hotéis e pousadas (o que significa diárias mais caras). Mas como no inverno chove muito e é comum que a neblina domine os cânions, prejudicando a visibilidade e até os passeios, uma dica: certifique-se das condições do tempo antes de se aventurar por lá. A região é, muitas vezes, fria e úmida, mas vale a pena mesmo para quem não é fã de baixas temperaturas.

A cidade é pequena e quem chega pela primeira vez pode ter a impressão de que não vai encontrar uma boa infra-estrutura ou paisagens maravilhosas. Mas não se deixe enganar. Cambará pode ser pequena e, antes do turismo, sua economia era baseada na agricultura, na exploração de madeira, na pecuária e na apicultura. Como a população e a economia são rurais, podem-se percorrer quilômetros sem encontrar ninguém. Mas além dos cânions e cachoeiras que dominam a região e estão em todas as rotas e anúncios, quem pegar a estrada pode descobrir belos cenário naturais escondidos. E a cidade já possui hoje infra-estrutura suficiente para receber os turistas - em alguns casos, em acomodações bem confortáveis.

Como o inverno é a estação dominante, moradores e turistas têm sempre programas alternativos, feitos dentro de casa, e que incluem ficar jogando conversa fora ao redor de um fogão a lenha cheio de pinhões que assam lentamente sobre uma chapa. Ou saborear pãezinhos com uma das especialidades de Cambará, o mel.

Quando o tempo abre, dá para escolher qual a aventura: banho de cachoeira, trilhas pelos cânions, rotas a cavalo ou de jipes. Como a cidade faz divisa, no Rio Grande do Sul, com os municípios de São Francisco de Paula, Jaquirana e São José dos Ausentes e também com Praia Grande, que pertence a Santa Catarina, as belas paisagens às vezes já começam na própria estrada.

Quem vai de carro pela BR 101 e dela toma o caminho à direita, em Praia Grande, pode parar no caminho para admirar a natureza ao seu redor. A visão dos cânions, mesmo à distância, é quase que um choque. Eles se desdobram em gigantes fendas verdes até onde a vista alcança. As nuvens parecem ao alcance das mãos e o ar é frio e limpo. Você se encontra a quase mil metros de altitude e a viagem está só começando.

Refúgio na Serra da Bocaina é ideal para descansar

O Parque Ecológico da Serra da Bocaina possui trilhas e cachoeirasEntre São Paulo e Rio de Janeiro, o Parque Ecológico da Serra da Bocaina é um bom destino para descansar em meio à Mata Atlântica, numa região servida por trilhas e cachoeiras.

Quem quer repousar os ouvidos depois de bombardeá-los com marchinhas, sambas, funks e axé music, encontra um bom esconderijo na pousada Refúgio Ecológico Vale dos Veados, localizada no coração do Parque, a 42km do município paulista de São José do Barreiro.

TV a cabo, frigobar, acesso a Internet? Esqueça. O estabelecimento faz jus ao nome: não tem energia elétrica, telefone nem televisão. A iluminação é a velas e lampiões; gás e lenha garantem o aquecimento. Música ambiente? Só as dos passarinhos e do vento.

A pousada fica dentro de uma fazenda onde nasce o rio dos Veados. De lá partem várias trilhas, como a que leva ao Pico do Gavião, de onde se pode admirar a Baía de Paraty. Mesmo sem sair da fazenda há atrações interessantes, especialmente cachoeiras, como a Cachoeira da Mata, a do Paredão e a das Posses. Os mais aventureiros podem fazer uma caminhada de quatro horas até a Cachoeira dos Veados - o que, lembre-se, significa outras quatro horas para voltar à pousada.

Jacarandás, araucárias, bromélias, cedros e palmitos são algumas das espécies da flora que compõe a paisagem local ao lado de pequenos animais silvestres e pássaros (de variedades do comum beija-flor a particularidades como pica-paus e tucanos).

A aventura pode começar antes mesmo de se chegar ao Vale dos Veados. O caminho que leva à pousada é marcado por serras e picos, nos meandros do paredão que separa o Vale do Paraíba do litoral. Para vencê-lo, um carro com tração nas quatro rodas é indispensável, avisa o proprietário do Vale dos Veados, Arnaldo Seve Borges. Quem não possui um 4x4 pode solicitar ser apanhado por um dos dois Land Rover Defender do estabelecimento - a R$ 65 por pessoa.

Parque de Goiás é destino perfeito para safári fotográfico

Cada visitante terá seus próprios flagrantes, que merecem ser registradosÉ preciso paciência. Os animais estão por toda a parte, mas não necessariamente debaixo de nossos olhos. No vasto campo, em meio ao capim alto, algo balança de repente: é um grupo de porcos-do-mato ou veados campeiros. Talvez seja uma ema, a maior ave brasileira, que de tanto correr por aqui deu nome ao parque nacional. Com um pouco mais de sorte, pode ser também um tamanduá-bandeira, que encontra seu refúgio enquanto o cerrado brasileiro é tomado pelas plantações de soja.

O parque nacional das Emas fica no sudoeste de Goiás, nas fronteiras com o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Junto com a chapada dos Veadeiros, ele foi declarado patrimônio natural da humanidade pela Unesco, em 2001. Uma das grandes diferenças entre a chapada e o parque é o relevo: enquanto a primeira se caracteriza pelas variações de altitude e pode alcançar até 1.600 metros, o segundo é mais nivelado.

Os amplos espaços cobertos de capim podem até parecer monótonos se comparados às vistas estonteantes de outros parques do cerrado brasileiro. Mas essa reserva não foi feita para se olhar de longe, e sim de perto. Suas maiores belezas estão nos pequenos detalhes: as flores silvestres que crescem após o início das chuvas, as cerca de 400 espécies de aves - araras, corujas, gaviões, periquitos, pica-paus -, as árvores retorcidas de casca grossa, os cupinzeiros de até dois metros de altura que emitem luzes fosforescentes em determinadas épocas do ano. Cada visitante terá seus próprios flagrantes, que merecem ser registrados em uma expedição fotográfica.

Além da vastidão dos campos, eventualmente pontilhados por áreas arbóreas, o parque possui vales úmidos e cursos d'água. O principal rio é o Formoso, cujas águas azuladas são tão limpas que não conseguem camuflar as pedras. Para chegar até ele, atravessa-se uma agradável trilha de 2,5 quilômetros, que termina em um merecido banho.

Chapada Diamantina surpreende por quantidade de atrações

É possível mergulhar nas águas do Poço AzulEncravada no interior da Bahia, a Chapada Diamantina compreende algumas das paisagens mais bonitas do país. Cachoeiras, poços, vales e grutas em meio a uma rica biodiversidade criam os cenários perfeitos para passeios de jipe, caminhadas, esportes radicais e trilhas - a pé, a cavalo ou de bicicleta.


O Parque Nacional da Chapada Diamantina, criado em 1985, abrange uma área de 1.520km², sendo este a principal unidade de conservação da Chapada, que se estende por 38 mil km² de cerrado, Mata Atlântica e caatinga.

A 412km de Salvador, o município de Lençóis é o principal centro turístico da Chapada. A cidade é ponto de partida para diversos programas pela região e conta com grande oferta de restaurantes e agências de turismo.

A viagem de ônibus entre Salvador e Lençóis leva cerca de seis horas. De avião, são 45 minutos. Desde abril de 2009, a Trip linhas aéreas faz voos entre as duas cidades aos sábados.

Aos viajantes em busca de isolamento e tranquilidade, o povoado de Vale do Capão é uma opção bem interessante, com boas pousadas e comunidades alternativas. O vilarejo, localizado no município de Palmeiras, é ponto de partida para as principais trilhas da Chapada, como a da Fumaça, Vale do Paty, Lençóis, Andaraí, Gerais do Rio Preto, Gerais do Vieira e Gerais da Fumaça.

Tanto em Lençóis quanto no Vale do Capão existem hospedagens para todos os gostos e bolsos, desde hotéis sofisticados até campings e albergues.

A cidade de Mucugê e a vila de Igatu, bem situadas em relação às atrações da Chapada, também agradam o viajante que busca mais sossego. Tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Igatu foi um importante centro de produção de diamantes, e todas as construções da vila são feitas de pedra.

Destino obrigatório para os amantes do ecoturismo, quem viaja pela região se impressiona não só com as belezas naturais, mas também com a consciência e o senso de preservação ambiental dos habitantes, como guias e donos de pousadas. No último mês de maio, o Hotel Canto das Águas, em Lençóis, recebeu o certificado de primeiro hotel sustentável do Brasil, conferido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Trilhas
Próxima ao Vale do Capão está a Cachoeira da Fumaça, uma das principais belezas da Chapada e uma das quedas livres mais altas do Brasil, com cerca de 380m de altura. A forma mais rápida e fácil de conhecê-la é pela trilha de duas horas que leva ao topo da cachoeira. A Fumaça é um dos programas obrigatórios ao visitar a região.

Para quem gosta de caminhar, de aventura, e tem bom preparo físico, vale fazer a trilha de três dias, conhecida como Fumaça Por Baixo. O percurso permite ver a queda por cima, de frente e banhar-se em seu poço. A caminhada inclui dormir duas noites em barracas ou grutas, tomar banho só de cachoeira (sem sabão) e andar muito - essa é considerada a trilha mais radical da Chapada.

Mas todo o esforço é mais do que recompensado. Além da atração principal, que já faz valer a caminhada, o percurso inclui também outras paisagens inacreditáveis e várias outras cachoeiras, como a do Palmital.

Para fazer a Fumaça por baixo é indispensável a presença de um guia. As trilhas, em geral criadas na época do garimpo, são fechadas e sem sinalização. Celulares não funcionam e não há nada nem ninguém na região além de grupos visitando o local.

Tamanho isolamento pode ser na medida para quem quer descansar a cabeça (mas trabalhar o corpo!) e esquecer por alguns dias o trânsito, computador e celular. A proposta é caminhar muito, refrescar-se em cachoeiras incríveis e se surpreender com a beleza das paisagens, orquídeas e bromélias.

Vale do Paty
Caminhar por vários dias também é essencial para conhecer o Vale do Paty, mas suas trilhas são mais amenas que as da Fumaça. A beleza do lugar é única e impressionante. No vale, há a possibilidade de acampar ou dormir nas casas dos poucos nativos, que oferecem instalações modestas e saborosa comida caseira.

As agências de turismo fazem trilhas de um a cinco dias pelo Paty. Quatro dias e três noites é o mínimo para quem gosta de andar e quer conhecer bem o lugar. Assim como na trilha da Fumaça, os que visitam o Paty têm a chance de se refrescar em várias cachoeiras maravilhosas.

Geralmente, o guia das trilhas também é responsável pelo preparo e transporte dos alimentos. Os trilheiros levam suas roupas, lanches e devem voltar com todo o lixo que produzirem. Na bagagem para a Bahia, é bom constar.

De dezembro a março chove mais na região, o que contribui para aumentar a beleza das cachoeiras e do verde da paisagem. Por outro lado, a chuva pode prejudicar os passeios, e ainda há o risco de uma tromba d'água - enxurrada em decorrência do acúmulo de água na cabeceira de um rio. Porém, mesmo nessa época as chuvas não são tão frequentes. De abril a outubro chove pouco e aí algumas cachoeiras podem secar. Antes de viajar, vale conferir a situação das cachoeiras e a previsão do tempo.

Além da Fumaça, outra cachoeira imperdível na Chapada é a do Buracão. Em Ibicoara, a 90km de Mucugê, a Cachoeira do Buracão é uma queda d'água de 80 metros no fim de um cânion magnifíco. Por estar longe das principais atrações da Chapada, ela é menos visitada, mas não deixe de conhecê-la.

Grutas, poços e pinturas rupestres
As maravilhas e a grandiosidade da Chapada não se limitam à sua superfície: lá está o maior acervo espeleológico da América do Sul, importante por sua beleza e relevância científica. Entre as centenas de cavernas da região, a mais conhecida é a do Poço Encantado. A água ali é de cor azul turquesa devido aos raios do sol que penetram na gruta através de uma fenda. Dada a transparência da água, é possível até ver o fundo do poço, que tem de 30 a 60 metros de profundidade.

O Poço Azul tem características semelhantes às do Poço Encantado, e é permitido mergulhar em suas águas. Ainda com tom azul e águas cristalinas há a Gruta da Pratinha. Entre as cavernas secas, as mais visitadas são a da Torrinha, Lapa Doce, Paixão, Lapão, Bolo de Noiva, Fumaça, Gruta Azul e Brejões.

A região conta ainda com um rico patrimônio cultural, que inclui 65 sítios de pinturas rupestres, casarões centenários, feiras e artesanatos.

Esportes radicais
A Chapada também é um destino imperdível para os adeptos dos esportes radicais. A lista das modalidades que podem ser praticadas na região é longa, mas vale destacar a escalada, a tirolesa, o canyoning - rapel em cachoeira - e o mountain biking.

De bicicleta, é possível dar a volta no parque em cerca de sete dias. São 273 km de trilhas de diferentes graus de dificuldade. A viagem entre Vale do Capão e Lençóis dura cerca de cinco horas pedalando, e é um dos trechos mais difíceis da volta.

De Igatu a Mucugê, o esforço já é bem menor: duas horas de trilha com descidas na maior parte do tempo. Agências de turismo oferecem roteiros que incluem pedalar e caminhar.

Na boca da caverna do Lapão, em Lençóis, há o cave jumping, semelhante ao bungee jumping. Entre os locais de escalada, os de maior destaque são o Parque Municipal de Muritiba, em Lençóis, com mais de 50 rotas, e Igatu, no município de Andaraí.

A região tem atrativos demais para uma viagem só. Quem visita a Chapada uma vez, volta ao local na primeira oportunidade.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

PENSAMENTO POSITIVO

AS VITIMAS DAS ENCHENTES DO RIO DE JANEIRO A NOSSA ESPERANÇA E CONFORTO VAMOS AJUDAR ...

Conheça o Brasil de uma forma diferente: de barco


Com quase 8 mil km de costa, ilhas, rios navegáveis e um clima para lá de favorável, o Brasil é um dos países com maior potencial para o turismo náutico no mundo. Selecionamos alguns roteiros cuja maior parte pode ser percorrida navegando ou que inclua a possibilidade de se fazer passeios de barco.
No Rio de Janeiro, estado de onde sai grande parte dos cruzeiros com origem e destino no Brasil, a pedida é começar seu passeio pela Ilha Grande, a maior do arquipélago de Angra dos Reis. Aqui come-se muito bem até mesmo nos lugares mais simples - experimente se fartar com as porções de lula e camarão à milanesa. A ilha oferece paisagens belíssimas e propícias para os esportes de aventura, como o trekking - as trilhas bem sinalizadas cortam a Mata Atlântica e trechos de praias desertas.
Já que você está no Rio, não deixe de ir à capital e fazer um passeio inesquecível pela baía de Guanabara. Aproveite para atracar na cidade que é o maior cartão postal do Brasil e oferece muitas opções de lazer. Outra ideia é subir até o Arraial do Cabo, onde as águas calmas possibilitam a prática de pesca e mergulho. Na volta para a Ilha Grande, visite as praias de Angra dos Reis e aproveite a estrutura turística sofisticada.
As águas calmas de Arraial do Cabo permitem a prática de mergulho Para altos passeios pelo mar vale explorar a costa baiana, uma das mais exuberantes do litoral brasileiro. Pode-se começar por Salvador - uma viagem ao Estado só é completa quando se conhece sua capital. Desfrute dos blocos afro, das construções antigas e do tempero que só a baiana tem e parta para o Morro de São Paulo, um vilarejo que fica em uma ilha paradisíaca onde não é permitida a circulação de automóveis. A praia melhor preservada da ilha é a do Encantado, com 2 km de extensão e belas piscinas naturais. O mar domina o cardápio da região, com opções de moqueca, caldo de sururu, polvo ou camarão, peixe frito, ostras frescas, lagosta grelhada e casquinha de siri.
Depois, você pode ir até Maraú em busca de suas praias de beleza selvagem. Nesse caso, não deixe de conhecer também a baía de Camamu, a terceira maior do Brasil. Uma lancha é o ideal para descobrir esse paraíso ainda pouco explorado turisticamente. Na ilha da Pedra Furada, além do único restaurante típico da região, há uma fonte natural e uma praia com águas cristalinas. Em seguida, aproveite para curtir um pouco de pesca oceânica em Canavieiras, onde está um dos melhores pesqueiros do mundo.
Bolero ao cair da tarde
É fato conhecido que a região Nordeste abriga algumas das mais belas praias do país. É um dos motivos pelos quais um tour de barco pela região pode ser no mínimo um passeio excelente. Outros: o clima privilegiado e a cor das águas. Inicie a viagem em João Pessoa (PB), aproveitando sua boa infraestrutura e suas praias urbanas. Enquanto estiver por lá, não deixe de ver o por do sol na praia do Jacaré. Não se surpreenda ao ouvir um bar local tocar o Bolero de Ravel enquanto o sol vai embora. E, claro, aproveite para desfrutar a comida sertaneja típica do Estado: pratos com carne de bode, galinha caipira, carne de sol, miúdos de porco, fava e queijo coalho.
Descendo um pouco, logo você estará em Olinda (PE), com suas construções históricas e cultura pernambucana. Aproveite para seguir até Itamaracá e a ilhota de Coroa do Avião, cujo acesso é apenas por barco ou jangada. Mais ao sul, chega-se a Maceió (AL), onde pode-se desfrutar as praias da cidade ou conhecer as praias do Gunga e do Francês, que ficam próximas dali. Em Sergipe, a pedida é conhecer o Complexo Turístico de Xingó, cujos passeios de barco entre os paredões do cânion do rio São Francisco podem ser uma experiência inesquecível.
O Rio Grande do Norte também pode proporcionar agradáveis momentos a bordo. O sol, o mar, as dunas e as falésias são a marca registrada do local conhecido como 'esquina do Brasil'. As dunas, entrecortadas com trechos de vegetação da Mata Atlântica, formam belas paisagens mesmo vistas à distância. Uma das pedidas é atracar em Tibau do Sul e aproveitar o colorido das falésias. Não deixe de conhecer Genipabu, onde as atrações são os passeios de buggy nas dunas, além das duas modalidades locais: esquibunda e aerobunda, variantes tropicais do esqui de inverno.

Circuito das Águas Paulista reúne tranquilidade e aventura

No interior de São Paulo, turistas encontram estâncias hidrotermais, clima ameno de montanha, esportes de aventura e degustação de vinhos, cachaças e queijos artesanais. Os atrativos fazem parte do Circuito das Águas Paulista, composto por oito municípios do interior do estado, antiga rota dos tropeiros, que passavam por lá, a caminho do ouro goiano e mineiro.

A região, localizada na Serra da Mantiqueira, é local ideal para os que desejam fugir da correria do dia-a-dia e curtir a tranquilidade e o ar puro das montanhas. Águas de Lindoia, Amparo, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Socorro são conhecidas pelas suas fontes naturais de água mineral com propriedades terapêuticas.

Mas não só sombra e água fresca esperam o turista que visita o circuito. Na região, é possível praticar 22 modalidades de esportes de aventura, visitar fazendas e acompanhar a produção de cachaças, queijos e vinhos artesanais.

Quem visita o circuito, não pode perder o passeio de trem entre Campinas (SP) e Jaguariúna (SP). E ainda visitar Pedreira (SP) e conhecer as lojas de louça, porcelana e cerâmica.

Conheça as 10 melhores praias nudistas do Brasil

Em Santa Catarina, com um ambiente familiar, a praia Pedras Altas é uma das mais frequentadas por casais com filhosPequena e charmosa, a praia Olho de Boi, no Rio de Janeiro, está entre as que proíbem o uso de vestimentas. Localizada na costa de Búzios, proporciona privacidade, já que fica escondida entre costas rochosas. Considerada uma das mais belas, a praia do Abricó, também no Rio de Janeiro, é uma área de proteção ambiental e faz parte da reserva biológica do Parque Grumari. Apesar de isolada, já que é cercada por montanhas e tem águas cristalinas, está próxima ao centro da capital carioca e pode ser acessada de ônibus ou carro.Biquínis, maiôs, sungas e bermudas compõem os, digamos, trajes típicos de praia. Mas não em todas as praias: há lugares onde não há pudor em relação ao corpo, onde as pessoas se encontram todas com a mesma vestimenta, ou melhor, sem qualquer tecido que cubra o corpo.


A prática, de origem alemã, ganhou o mundo após a Segunda Guerra Mundial. Se a Europa foi quem marcou a ponta, o Brasil não ficou atrás por muito tempo. Atualmente, há lugares acessíveis de barco, com dunas, em meio a piscinas naturais e com ondas radicais.
Seja para quem quer incorporar o hábito ou apenas tirar todos eles por um dia, escolhemos 10 destinos brasileiros para curtir o contato com a natureza sem restrições nem barreiras.
A 30 km de João Pessoa, na Paraíba, a praia Tambaba é a primeira da lista de muitas em que o nudismo se tornou comum. No entanto, somente a partir de 1989, o local cercado por árvores e com piscinas naturais foi autorizado legalmente a ser frequentado por naturistas.
No outro extremo do mapa, a Praia do Pinho, em Santa Catarina também é conhecida entre os iniciados. O local é naturalmente apto, pois é cercado por montanhas, e há uma boa infraestrutura de pousadas e restaurantes. Oficialmente, é a primeira praia nudista legal, desde 1988. Também em Santa Catarina, com um ambiente familiar, mar calmo e bastante privacidade, a praia Pedras Altas é uma das mais frequentadas por casais com filhos. A praia é cercada por rochas, mas possui bastante infraestrutura, como pousada, estacionamento e restaurante. No mesmo estado, a praia da Galheta fica ao fim de uma trilha de 300 metros que a liga às praias mais movimentadas de Floripa.

Outra opção para quem gosta de surfar sem roupas é a praia Brava, em Cabo Frio. Cercada por escarpas de cerca de 20 metros de altura, fica em frente a Ilha dos Papagaios. As águas selvagens do local atraem adeptos aos esportes aquáticos.
A Ilha Jurubá, em Paraty, é aberta aos naturistas desde 2006. Além de uma praia quase intocada, o local é cercado pela Mata Atlântica e oferece acomodação e restaurantes aos visitantes.
No litoral norte do Espírito Santo, está a única praia de naturismo da região. Como faz parte de uma ilha, é preciso atravessar de barco o rio para se ter acesso à praia Barra Seca.
Na Bahia, a praia Massarandupió fica a 93 km de Salvador. Dunas e mar agitado são as principais características da praia que, no verão tem alto movimento, mas fica praticamente deserta no inverno.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Maragogi - Costa dos Corais Alagoas

A paradisíaca praia Antunes é uma das paradas dos passeios de bugue na Costa dos Corais, norte de Alagoas


Vista de Barreiras do Boqueirão, uma das praias de Japaratinga, na Costa dos Corais, norte de Alagoas



Vista de Bitingui, uma das praias de Japaratinga, na Costa dos Corais, norte de Alagoas



 
Lagosta servida em restaurante de Japaratinga, na Costa dos Corais, norte de Alagoas



Turistas passeiam de jet ski, em Maragogi, norte de Alagoas. A principal atração turística da região são as piscinas naturais rasas que se localizam em alto mar em períodos de maré baixa, conhecidas como ?galés?


A principal atração turística da Costa dos Corais, norte de Alagoas, são as piscinas naturais rasas que se localizam em alto mar em períodos de maré baixa, conhecidas como 'galés'. Os passeios de catamarã ou lancha até os galés costumam partir uma vez por dia, em horários regulados pela tábua de marés, divulgados com antecedência. Na foto, Galés de Maragogi