P1

P2

sábado, 19 de março de 2011

Oásis, dunas e cachoeiras são atrativos do Jalapão, TO


Ocupando uma área de 34 mil km² no Estado de Tocantins, a unidade de conservação ambiental do Jalapão oferece aos turistas banhos de cachoeira, passeios em dunas, esportes radicais, a sensação de não poder afundar dentro de um oásis, trilhas e até descanso em uma praia de água doce.

O Jalapão envolve sete municípios, sendo eles Mateiros, Lagoa do Tocantins, Novo Acordo, Lizarda, São Félix do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins e Santa Tereza do Tocantins. Com temperatura média anual de 30ºC, um banho de cachoeira surge como uma opção para o visitante se refrescar.
A Cachoeira da Velha é a maior do Jalapão, com duas quedas de mais de 20 metros de altura. Depois de aproveitar suas águas, o turista pode criar coragem para caminhar durante cerca de uma hora para descansar na Prainha da Cachoeira da Velha, na qual é permitido acampar, por exemplo.
Já a Cachoeira do Formiga tem apenas uma queda d'água mas, ao final desta, forma-se uma piscina de água doce, cercada de árvores como samambaias e palmeiras.
Fervedouro no qual é impossível afundar é uma das principais atrações do Jalapão, TO Se o objetivo do visitante é ficar na água, mas querendo uma experiência diferente de apenas uma piscina de água doce, o local ideal é o Fervedouro, no qual é possível aproveitar o fenômeno chamado ressurgência - águas profundas que sobem para a superfície - no qual é impossível afundar. O local, que lembra um oásis, tem a sua volta brejos e riachos, e é fechado por bananeiras.
Se ser incapaz de afundar não é aventura o suficiente, no Jalapão pode-se fazer rafting. O fã de esportes radicais pode percorrer longos percursos, que duram até quatro dias passando pelas águas de diversos rios da região, ou realizar a descida rápida, que dura três horas e passa por seis quilômetros. De maio a setembro é a época ideal para a prática do esporte, pois Tocantins está em seu período de seca, portanto as águas estão mais baixas e calmas.
Os passeios turísticos também incluem colocar o pé nas areias das dunas da região. Cercadas pela Serra do Espírito Santo, chegam a até 30 metros de altura. A Serra é de formação arenosa, então os ventos causam sua erosão, formando as dunas.
Para chegar ao Jalapão, deve-se primeiro chegar à capital tocantinense, Palmas. De lá, são 64 km pela TO-050 até a cidade de Porto Nacional, mais 116 km pela TO-255 até Ponte Alta do Tocantins, que é chamada de "entrada do Jalapão". Também pode-se sair de Palmas pela TO-020, e seguir 128 km para novo Acordo, ou seguir pela TO-030, por 100 km, até Santa Tereza do Tocantins. É recomendado viagem utilizando veículos com tração 4x4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário