P1

P2

sexta-feira, 4 de março de 2011

Planeje suas férias inesquecíveis sem sair do Brasil

Na hora de planejar as férias, é tão comum sonhar em colocar na prática uma desejada viagem para o exterior que nos esquecemos de que vivemos em um país com atrativos naturais invejáveis, cidades históricas e praias paradisíacas. A vantagem para nós, brasileiros, é que podemos entrar em contato com essa imensa diversidade cultural sem precisar enfrentar as taxas de câmbio ou limitações de língua. Por isso, confira algumas sugestões de destinos que podem transformar sua viagem em uma experiência inesquecível.
De cara, vale muito descobrir os Lençóis Maranhenses. O parque no nordeste do Estado é composto predominantemente por dunas e lagos formados pela ação do vento e da chuva. Possui uma beleza ímpar devido ao contraste do branco da areia com o azul das águas. A cidade mais próxima é Barreirinhas. As dunas são muito altas e as lagoas possuem águas claras e quentes.
Lugar que faz jus ao nome, Ilhabela é considerada uma das praias mais bonitas do Estado de São Paulo. Tem regiões com areia fina e outras com uma cor avermelhada, formada por restos de conchas. A ilha é cortada por diversos cursos e água e possui muitas cachoeiras. Graças à grande área natural que possui, o ecoturismo é muito forte no local: cavalgada, escalada, mergulho, ciclismo, trekking, vela e windsurf são algumas das atividades disponíveis.
Outro destino bastante procurado é Ilha Grande, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. São 193 km² de ilhas, repletas de praias, cachoeiras e riachos em uma das áreas de Mata Atlântica mais preservadas do litoral brasileiro. A ilha é toda cortada por trilhas que ligam vilas e praias, sendo um paraíso para os amantes do trekking. A Vila do Abraão é o local com melhor infraestrutura para receber os turistas que desejam conhecer a ilha.
Por fim, impossível falar de destinos aquáticos sem mencionar as Cataratas do Iguaçu, conjunto de cataratas na fronteira do Paraná com a Argentina, e visível dos dois países. No lado brasileiro, o melhor ponto de observação é a plataforma que fica depois da Garganta do Diabo. Há um passeio de bote pelas cataratas, que chega a entrar debaixo de algumas das quedas d'água. Para quem se dispuser a ir até o lado argentino, há uma quantidade ainda maior de trilhas e cachoeiras para ver.As dunas dos Lençóis Maranhenses são muito altas e as lagoas possuem águas claras e quentes
As dunas dos Lençóis Maranhenses são muito altas e as lagoas possuem águas claras e quentes
Por terra
Já a Chapada dos Guimarães, cidade situada exatamente entre os oceanos Atlântico e Pacífico (são aproximadamente 1,5 mil km de distância) atrai por sua quietude e natureza exuberante, como o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, as cachoeiras, lagoas, cavernas e trilhas em meio ao cerrado. Além disso, o artesanato é muito forte na cidade e é exposto em uma feirinha que funciona a semana toda.
De saideira, que tal uma viagem no tempo? É a sensação de quem visita as cidades históricas de Minas Gerais. Os municípios de Mariana, São João Del Rey, Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina são o roteiro ideal para quem quer conhecer mais sobre o Ciclo do Ouro no Brasil e sobre o período barroco em geral. Deleite-se com as ladeiras que lembram o período medieval, igrejas e casarões antigos. Não deixe ainda de passar por Ouro Preto, declarado patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco - lá é possível conhecer obras de mestres do barroco brasileiro, como Aleijadinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário