P1

P2

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Passeio por Fortaleza - CE

Feira de Artesanato

Todas as noites -na alta temporada- na avenida Beira-Mar esquina com a Av. Desembargador Moreira, realiza-se a Feira de Artesanato, bastante concorrida, onde você encontrará muitos produtos representativos do artesanato cearense: artigos de renda, cerâmicas, camisetas, trabalhos em madeira, pinturas, enfim, de todo um pouco. Vende-se também castanhas-de-caju e pingas com rótulos muito ordinários, com pesadas referências sexuais.
Nem pense em comprar na primeira barraquinha onde achar algo interessante; possivelmente outra barraca terá o mesmo produto mais barato. Reserve um fim de tarde para visitar a feira, que começa a funcionar a partir das 18h. Vale a pena não só pelos produtos oferecidos mas pelos diversos personagens que circulam por ai (repentistas, desenhistas, os "mata-gato", turistas europeus com suas namoradas cearenses, mendigos, etc). Estacionar nas redondezas é praticamente impossível, mas se por milagre arrumar uma vaga simpáticos garotos -foto à direita- vão "pastorar" (terminologia local para "tomar conta") seu carro.
Continuando um pouco mais à frente, mais ou menos 70 metros em direção ao Mucuripe, há -em certas épocas do ano- uma pequena exposição de pinturas bastante mais elaboradas que as apresentadas na feira de artesanato. Vale a pena conferir.
Nesse mesmo local é que ficam as Vans que oferecem passeios às diversas praias do Ceará.

Praia do Futuro 

A praia do futuro é considerada uma das mais conhecidas praias do Nordeste. Com aproximadamente 6km de extensão, possui um corredor de "barracas" (restaurantes com comida típica e frutos do mar), feitas normalmente de palha de carnaúba, onde são servidos uma variedade de pratos típicos. A praia tem muito movimento nos dias de quinta-feira a noite, dia da tradicional caranguejada, prato típico.
Como bairro a "Praia do Futuro" está dividida em Praia do Futuro I e II. A área apresenta alguns problemas urbanos como a ocupação de terras públicas por habitantes de baixa renda, criando áreas de favela e sem planejamento urbano.
A Praia do Futuro é a praia preferida dos banhistas de Fortaleza, por ser uma das únicas que não é poluída. Ocupa 8, dos 25 quilômetros da capital. Faz divisa: oeste com a praia do Mucuripe, e leste com a praia do Caça e Pesca/Sabiaguaba (foz do Rio Cocó). Suas barracas tem diferentes estruturas e diferentes frequentadores. As mais conhecidas são Chico do Caranguejo e Crocobeach, porém existem outras bastante conhecidas, como a Vira Verão, que é point de gente jovem; a Itapariká, que tem ótima estrutura para crianças, com um parque aquático, pra quem não quer se preocupar com as crianças; Cabumba, point GLS.
Não se deve deixar de comentar sobre as noites de quinta-feira, que tem shows de humor, forró, projetos de dj's com todos os gêneros musicais, e principalmente, a caranguejada, que é o prato mais conhecido e saboreado da praia.
Os hotéis com ótima infra-estrutura, com destaque para o Hotel Vila Galé, 5 estrelas, o mais requisitado do local.
Não se pode, entretanto, deixar de falar sobre a realidade: a sua estrutura não é completamente perfeita: muitos camelôs são inconvenientes. Sem falar na sua vizinhança: prédios abandonados, hotéis falidos e favelas, essa ultima vem crescendo constantemente, prejudicando a segurança dos turistas e dos próprios fortalezenses. Felizmente, nada como um bom caranguejo para você apreciar e esquecer estes problemas.
Atenção na hora do banho, pois a praia é consideradas umas das mais perigosas, por possuir muitas valas e fortes correntezas.
Mas existem também muitas piscinas naturais onde as crianças podem brincar a vontade.
Não se pode andar de Buggies na orla marítima.

Praia de Iracema

 A Praia de Iracema é uma praia e um bairro brasileiro localizada na cidade de Fortaleza no estado do Ceará. Seu nome vem do personagem Iracema que dá título ao romance do escritor cearense José de Alencar.Segundos os mapas holandeses de 1649, foi neste local onde os índios Potiguara encontravam-se quando Matias Beck e sua frota chegaram a Fortaleza. Neste até os anos 50 do século XX, situava-se a Área Portuárida de Fortaleza. Esta área foi restaurada, revitalizada e transformada no Centro Cultural Dragão do Mar.É um bairro nobre de Fortaleza, próximo ao centro da cidade e no qual localiza-se o Seminário da Prainha. Possui várias boates , hotéis a beira-mar e centros de lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário