P1

P2

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Beatificação de Irmã Dulce atrai turistas a Salvador

No mês de outubro, tivemos o anúncio de que Irmã Dulce é a mais nova beata 100% brasileira, grau anterior a de Santo. A novidade repercutiu e o Estado da Bahia passou a fazer parte do roteiro de Turismo Religioso do Vaticano. Além das praias, acarajés, música e receptividade baiana, a religião será um ponto que impulsionará o segmento no Estado.

Com a beatificação, o historiador e assessor de Memória e Cultura das Obras Sociais Irmã Dulce, Osvaldo Gouveia, acredita que visitantes de várias partes do mundo irão a Salvador para conhecer a obra social e religiosa da beata, duplicando o número de visitantes no período. "Desde que o processo foi iniciado pelo Vaticano, em 2001, o fluxo de turistas que nos visitam cresceu 12%. A partir de agora, a tendência é que esse número cresça cada vez mais", afirma Gouveia. O Memorial recebe cerca de 35 mil visitantes por ano, sendo 25% destes, provenientes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, e Ceará.

Em 2009, o local passou a fazer parte do roteiro turístico de Salvador. A inclusão do Memorial no itinerário dos ônibus turísticos da cidade atende a estratégia de divulgação da Secretaria do Turismo de promover e aumentar o fluxo de turistas no local, através do turismo religioso. O roteiro inclui o Museu de Arte Sacra, a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, a Igreja do Bonfim e o Forte de Monte Serrat.

De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em 2007, 3,6% dos entrevistados viajaram pelo Brasil para fazer turismo religioso, o que corresponde a mais de oito milhões de viagens.

Se interessar, podemos agendar uma entrevista com Maria Rita, sobrinha de Irmã Dulce e superintendente há 18 anos das Osid (Obras Sociais Irmã Dulce), maior instituição filantrópica do Brasil, fundada em 1959, pela própria Irmã Dulce. Ela poderá relatar sobre como a instituição se prepara para receber os turistas, apontar os locais ideais para visitação e falar um pouco mais da Osid, considerada a maior instituição filantrópica do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário