P1

P2

sábado, 15 de janeiro de 2011

Refúgio na Serra da Bocaina é ideal para descansar

O Parque Ecológico da Serra da Bocaina possui trilhas e cachoeirasEntre São Paulo e Rio de Janeiro, o Parque Ecológico da Serra da Bocaina é um bom destino para descansar em meio à Mata Atlântica, numa região servida por trilhas e cachoeiras.

Quem quer repousar os ouvidos depois de bombardeá-los com marchinhas, sambas, funks e axé music, encontra um bom esconderijo na pousada Refúgio Ecológico Vale dos Veados, localizada no coração do Parque, a 42km do município paulista de São José do Barreiro.

TV a cabo, frigobar, acesso a Internet? Esqueça. O estabelecimento faz jus ao nome: não tem energia elétrica, telefone nem televisão. A iluminação é a velas e lampiões; gás e lenha garantem o aquecimento. Música ambiente? Só as dos passarinhos e do vento.

A pousada fica dentro de uma fazenda onde nasce o rio dos Veados. De lá partem várias trilhas, como a que leva ao Pico do Gavião, de onde se pode admirar a Baía de Paraty. Mesmo sem sair da fazenda há atrações interessantes, especialmente cachoeiras, como a Cachoeira da Mata, a do Paredão e a das Posses. Os mais aventureiros podem fazer uma caminhada de quatro horas até a Cachoeira dos Veados - o que, lembre-se, significa outras quatro horas para voltar à pousada.

Jacarandás, araucárias, bromélias, cedros e palmitos são algumas das espécies da flora que compõe a paisagem local ao lado de pequenos animais silvestres e pássaros (de variedades do comum beija-flor a particularidades como pica-paus e tucanos).

A aventura pode começar antes mesmo de se chegar ao Vale dos Veados. O caminho que leva à pousada é marcado por serras e picos, nos meandros do paredão que separa o Vale do Paraíba do litoral. Para vencê-lo, um carro com tração nas quatro rodas é indispensável, avisa o proprietário do Vale dos Veados, Arnaldo Seve Borges. Quem não possui um 4x4 pode solicitar ser apanhado por um dos dois Land Rover Defender do estabelecimento - a R$ 65 por pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário