P1

P2

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Brasil é o 2° em ranking para viagem em 2011 da editora Lonely Planet

O Brasil é o segundo colocado em ranking do livro "Best in Travel 2011", último lançado pela editora especializada em guias de viagem Lonely Planet. O livro recomenda os melhores destinos para o novo ano, segundo os especialistas da editora.

O país amarga ainda números fracos de visitação --apenas cerca de 4,8 milhões de turistas estrangeiros vieram ao país em 2009. O país líder é a França, com 80 milhões de visitantes estrangeiros ao ano.
Mas, segundo a Lonely Planet, o país, lembrado pelo samba, futebol e belas paisagens, é também conhecido por ser festivo, sendo o Carnaval o exemplo mais óbvio. E, em 2011, o Brasil "vibra ainda mais", já que será a sede tanto da Copa do Mundo de 2014 como das Olimpíadas de 2016.
A publicação cita o investimento de "bilhões de dólares em novos projetos de infraestrutura", incluindo o projeto de trem-bala entre Rio e São Paulo.
No entanto, o diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo, já disse que o trem-bala não ficará pronto antes da Copa de 2014. O projeto está atrasado, com licitação adiada em um ano, apesar de o governo "maquiar" esse prazo.

Arquivo nas Alturas/Divulgação
Gruta do Lapão, na Chapada Diamantina, é cenário para a prática de rapel na Bahia
Gruta do Lapão, na Chapada Diamantina, é cenário para a prática de rapel na Bahia
"Apesar do real caro", indica a Lonely Planet, "os viajantes devem se beneficiar do acréscimo de milhares de novos quartos de hotel, com cada vez maior competição entre aéreas econômicas, como a Azul, devem fazer as viagens por este vasto país mais acessíveis".
Entretanto, matéria publicada nesta sexta-feira (31) na Folha mostra que, por falta de planejamento e de transparência do setor hoteleiro brasileiro, "vai sobrar turista sem acomodação ou hotel ocioso" depois da Copa e Olimpíada.
Os outros países no ranking são, na ordem: (1) Albânia, (3) Cabo Verde, (4) Panamá, (5) Bulgária, (6) Vanuatu, (7) Itália, (8) Tanzânia, (9) Síria e (10) Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário