P1

P2

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Falece Álvaro Bezerra de Mello, aos 79 anos, ícone da hotelaria nacional

A indústria do turismo está em luto. Faleceu no Rio de Janeiro um dos ícones da hotelaria nacional: Álvaro Bezerra de Mello, presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) até o início do mês de dezembro de 2010, e presidente do Conselho do Grupo Othon.

No dia de seu falecimento, Álvaro Bezerra de Mello comemorava os altos índices de ocupação da hotelaria nacional no período natalino, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio. Ele tinha 79 anos e sofreu um enfarte fulminante. A Cerimônia de cremação será realizada na segunda-feira, às 10h30, no cemitério do Caju.

Nos últimos três anos, à frente da ABIH Nacional, Bezerra de Mello se mostrou incansável na luta pelos pleitos da indústria da hotelaria nacional. Impulsionou o crescimento do Congresso Nacional de Hotelaria - Conotel e promoveu o debate contínuo sobre a preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016.

Nascido em Pernambuco, em 1931, de índole inquestionável e admirado por todos, o empresário foi nomeado simbolicamente pelo trade de turismo como "O Embaixador do Turismo" por suas pró-atividade e pelas iniciativas adotadas em questões relacionadas ao setor.

O executivo, dono de um carisma contagiante, iniciou sua carreira no Grupo Othon, em 1954, trabalhando na área têxtil. Ocupou vários cargos nos negócios da família, incluindo a posição de diretor-executivo de Hotéis Othon, onde ele atuou por mais de 40 anos. Sua projeção dentro da empresa foi tamanha que poucos anos depois, logo em 1960, passou para a área hoteleira do grupo, sendo nomeado diretor executivo e, posteriormente, presidente dos Hotéis Othon.

Membro do Conselho Nacional do Turismo (CNT), Álvaro Bezerra de Mello integrou diversas entidades de classe, como a SATO, que presidiu entre 1965 e 74, e a AHT, que presidiu de 1994 a 97, a presidência da ABIH-RJ e por último a presidência da ABIH Nacional. Álvaro Bezerra de Mello concluiu seus estudos fundamentais no Colégio São Bento, no Rio de Janeiro. Depois, estudou na Phillips Exeter Academy em Exeter, N.H. e na Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachussets, Estados Unidos, onde ele se formou em Economia em 1954.

Nenhum comentário:

Postar um comentário