P1

P2

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Vila de Paranapiacaba torna-se patrimônio histórico nacional

A Vila de Paranapiacaba agora é patrimônio histórico nacional. A decisão foi tomada em reunião dos conselheiros do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O processo de tombamento durou cerca de 17 anos.
"O reconhecimento nacional, por parte do Iphan, contempla a longa luta de todos que conhecem o lugar e sonham com a preservação da nossa Vila Inglesa", afirma João Avamileno prefeito de Santo André.
A Vila de Paranapiacaba já havia sido tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) em 1987.
Desde 1947, com a ascensão do transporte rodoviário no Brasil, Paranapiacaba sofreu um processo de degradação acelerado por conta do descaso dos responsáveis por sua conservação.
A criação da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense, em janeiro de 2001, possibilitou a chegada de diversos serviços que antes só eram encontrados no centro de Santo André.
Vários projetos foram implantados, entre eles a capacitação de monitores para o atendimento ao turista, cursos esportivos, de artesanato e oficinas culturais, atividades de educação ambiental, de recreação e lazer, criação de espaço para venda de arte e artesanato, além da definição e implementação de um calendário de eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário